Um Chamado à Conversão e Bênçãos Abundantes
Oseias 10:12 “Eu lhes disse: Preparem os campos para a lavoura, semeiem a justiça e colham as Bênçãos que o Amor produzirá. Pois já é tempo de vocês se voltarem para Mim, o Senhor, e Eu farei chover sobre vocês a chuva da Salvação.“
Esse texto é um chamado urgente de Deus ao Seu povo para uma conversão genuína e profunda. Entenda que aqui não pode ser mera adesão a algo, mas uma conversão de fato, isto é, profunda transformação que envolve fé e arrependimento. Mudança de vida.
Utilizando uma didática simples e objetiva, a metáfora da lavoura, Deus instrui seu povo a “lavrar o campo do coração” e “semear a justiça”, simbolizando a preparação espiritual e a prática da justiça divina. Diga-se, Deus remunera os justos e pune os injustos. Esta preparação é essencial para que possamos colher as bênçãos de Deus, comparadas à colheita abundante. Mas não só isso.
Perceba que nesse versículo, Deus enfatiza a urgência do arrependimento e da volta aos Seus caminhos. Há um destaque que agora é “tempo de buscar ao Senhor”, prometendo que, ao fazê-lo, Ele enviará a “chuva da salvação”. Esta imagem da chuva representa a graça divina que restaura, fertiliza e traz vida nova e abundante. Detalhe, seja a chuva temporã ou a chuva serôdia, de época ou fora dela. O chamado é para uma transformação que começa no interior e se manifesta em ações justas e obedientes.
A verdadeira felicidade e prosperidade, conforme Deus revela nesse texto, não são encontradas nas posses materiais ou nas conquistas terrenas, como passar numa prova de concurso por exemplo, mas em um relacionamento íntimo e restaurado perante Sua face. Sua graça e amor estão disponíveis a todos que, com fé e obediência, se voltam para Ele. Que Oseias 10:12 nos lembre constantemente das oportunidades que temos de viver uma vida plena e abençoada em comunhão com nosso Criador, a despeito de qualquer objetivo, aproveitando o tempo presente para renovar nosso compromisso com o Eterno.
Glória a Deus!
Tag:Abundantes, Bênçãos, Chamado, lavoura